quarta-feira, 24 de novembro de 2010

23 de Novembro de 2010

       Na aula de hoje estivemos, de início, a visualizar em conjunto com a professora da disciplina algumas das fotos que tínhamos tirado na visita que realizámos as três aos Museus do Traje e do Teatro no Lumiar, no passado domingo dia 21 de Novembro.
     Nessa visita tirámos apontamentos de tudo o que vimos.
     A nossa ideia era mostrar aos nossos seguidores algumas dessas fotos, para que todos vejam os trajes, acessórios e equipamentos mais importantes dos nossos teatros em Portugal.
     No Museu do Traje, foi interessante visualizarmos os vários trajes desde o séc.XVIII ao séc.XX, as diferenças mais marcantes dessas épocas e a evolução dos acessórios de acordo com a evolução dos anos.   
     No Museu do Teatro, tivemos a oportunidade de ver algumas fotografias e quadros dos vários actores/actrizes que desde muito cedo começaram a fazer parte desta 7ª arte. Havia também uma pequena parte onde estavam os trajes das peças mais marcantes e das peças dos realizadores mais importantes, como por exemplo as do Filipe la Féria; dos actores/actrizes que mais marcaram aquela época (Amália Rodrigues, Raul Solnado, etc.), e que alguns felizmente, ainda o continuam a fazer nos dias de hoje, tais como, Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, etc. Estavam também expostas algumas maquetes dos Teatros que de alguma maneira marcaram aqueles anos. Foi interessante ver a maquete do primeiro Teatro existente no mundo, aquele que foi construído há alguns séculos na Grécia. Por fim conseguimos ver as primeiras máquinas de luzes e de sons em Portugal, o exemplo dos camarins dos primeiros teatros, os avisos afixados nas salas de teatro, o primeiro cartaz de cena, os exemplos que daí surgiram, o quadro do retrato do actor Raul Solnado, a escultura de cabeça de Amália Rodrigues, entre outros.
   Após a visualização destas imagens prosseguimos, tentando colocar ferramentas novas no nosso blog, sem sucesso.
   Continuamos a trabalhar nisso para que os nossos leitores consigam ter mais informações acerca do nosso trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário