terça-feira, 16 de novembro de 2010

As "pancadas" de Molière


    Boa tarde seguidores!
   Existem ainda pessoas que não sabem o que são as "pancadas" de Molière... Por isso mesmo e porque para nós é uma fase importante no Teatro, decidimos publicar uma breve explicação, para que todos percebam mais um pouco das curiosidades do nosso trabalho.


    "Dez minutos antes de começar o espectáculo toca o primeiro sinal. Cinco minutos depois, toca o segundo. Quando toca o terceiro, aí, sim, as luzes se apagam, abrem-se as cortinas e o silêncio, assim sugerido, dá espaço à viagem, na qual tudo é possível: o público mostra-se visivelmente preparado para embarcar, a história é contada, a mensagem é lançada  e os artistas, consequentemente, já estão concentrados para encarnar os personagens. Por mais estranho que possa parecer, tudo tem uma origem e esses sinais têm uma história.
    No teatro vicentino, os sinais eram manifestados através de gritos. Já  no século XVII, na França, criado por Molière, foi baptizado de “as pancadas”. Naquela época, a plateia francesa era barulhenta e agitada, as peças tinham uma cena inicial para acalmar o público e impor o silêncio. Com o mesmo objectivo, Molière criou as suas três pancadas, usadas até hoje para avisar à plateia que o espectáculo vai começar."
Escrito por Adoniran Peres

Sem comentários:

Enviar um comentário